Autor: “Albano Nunes”

Odiario

«O fascismo nunca conseguiu fascizar a universidade»

Albano Nunes*    30.Mar.22    Outros autores

Quando passam 60 anos da «crise académica de 62» (e se verifica um significativo e sintomático afunilamento na respectiva evocação) é importante destacar duas coisas: uma, que ao contrário de algumas das ilusões de então, os estudantes não constituÍ­am uma entidade especificamente revolucionária, nem o poderiam ser; outra, que o grande mérito dessas lutas foi o de acrescentar uma frente Í  crise do regime fascista, contribuindo para elevar o ânimo resistente de sectores das classes intermédias, nomeadamente da pequena-burguesia.

Odiario
Odiario

Fascismo e anticomunismo*

Albano Nunes    02.Oct.18    Outros autores

Tal como na década de 30 do século passado, a crise geral do capitalismo traz consigo a emergência do fascismo. E tal como então a grande burguesia e o imperialismo apadrinham-no e promovem-no, como têm feito tão frequentemente em paÍ­ses de todos os continentes, da Ucrânia ao Brasil. O capitalismo na sua fase monopolista é inconciliável com a democracia, mesmo com a mais esvaziada das democracias burguesas.

Odiario
Odiario

França neocolonial*

Albano Nunes    16.Feb.13    Outros autores

A continuidade no fundamental das polÍ­ticas do governo da «direita» de Sarkozy e do governo «social-democrata» de Hollande confirmam que, com inevitáveis nuances, ambos servem o grande capital francês e que a social-democracia está hoje efectivamente transformada num pilar do imperialismo.

Odiario
Odiario

Japão, ambições e memória histórica*

Albano Nunes    12.Ene.13    Outros autores

No extremo oriente como em outros lugares, o aprofundamento da crise capitalista faz renascer na classe dominante monstruosas reminiscências do passado. Os sectores mais reaccionários da sociedade japonesa estão a atiçar o nacionalismo, o negacionismo em relação aos tenebrosos crimes praticados pelas tropas japonesas no estrangeiro (particularmente durante a ocupação da Coreia e a invasão da China), o expansionismo e o militarismo. A luta dos povos contra o fascismo, o militarismo e a guerra adquire renovada importância, actualidade e urgência.

Odiario
Odiario

Social-democracia - Notas sobre um percurso desonroso*

Albano Nunes    25.Ago.12    Outros autores

Albano NunesAo procurar responder Í  pergunta «o que é a social-democracia hoje?» há uma questão prévia de lucidez e pura higiene mental: rejeitar liminarmente a caracterização desta corrente polÍ­tica como força «de esquerda» e, do mesmo passo, rejeitar uma «unidade de esquerda» que, em nome de um pretenso combate a uma direita «ideológica» e «ultraliberal», apenas serviria para atrasar a unidade necessária e iludir questões de fundo da luta de classes.

Odiario
Odiario

Crise capitalista e escalada agressiva*

Albano Nunes    19.Ago.12    Outros autores

Albano NunesDe tudo o que mais inquieta é a banalização da agressão imperialista com o completo rasgar de qualquer código de conduta nas relações internacionais. É arrepiante a naturalidade com que a generalidade dos órgãos de comunicação noticia a coordenação por Obama, Hillary Clinton e CIA de todo o género de acções «encobertas», ilegais e criminosas de ingerência, intervenção e agressão na SÍ­ria.

Odiario
Odiario

Irão*

Albano Nunes    02.Mar.12    Outros autores

O imperialismo não suporta quem se lhe não submeta inteiramente. O que determina a perigosa escalada agressiva no Médio Oriente e ́sia Central - com os EUA e a União Europeia rivalizando e coordenando a sua acção para dominar os seus povos e recursos e alterar o quadro geoestratégico em direcção ao Extremo-Oriente - é o imperialismo sem máscara defendendo com unhas e dentes uma supremacia que (sobretudo os EUA) vê escapar-se-lhe.

Odiario